ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CITAÇÕES DIRETAS LONGAS COM REFERÊNCIAS
De acordo com Pimenta e Lima (2005\2006, p. 20) o estágio supervisionado na educação:
É importante desenvolver nos alunos, futuros professores, habilidades para o conhecimento e análise das escolas, espaço institucional, onde ocorre o ensino e a aprendizagem. Envolve, também, o conhecimento, a utilização e a avaliação de técnicas, métodos e estratégias de ensinar em situações diversas. Envolve habilidade de leitura e reconhecimento das teorias presentes nas práticas pedagógicas das instituições. O estágio, assim realizado, permite que se traga contribuição de pesquisas e o desenvolvimento das habilidades de pesquisar.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, [s. n.], v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005/2006.
Para Lima (2012, p. 29):
O estágio supervisionado pode ser conceituado como atividade teórica instrumentalizadora da práxis, entendida como uma atitude teórica-prática humana, de transformação da natureza e da sociedade. Não basta conhecer e interpretar o mundo (teórico), é preciso transformá-lo (prática)”. É no estágio que ocorre a práxis educativa, no momento de apropriação dos conteúdos já adquiridos e os conteúdos que serão transformados na prática.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Líder Livro, 2012.
Cabral e Angelo (2010, p. 2) ressaltam que:
O estágio possibilita uma aproximação da realidade da sala de aula e da escola, sendo que essa leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobretudo o que se observa e vivencia, propiciando ao aluno a oportunidade de se aproximar da realidade em que atua ou, futuramente, atuará.
CABRAL, V. L. A.; ANGELO, C. B. Reflexões sobre a Importância do Estágio Supervisionado na Prática Docente. Pernambuco, nov. 2010.
Para Agostinho (1016, p.52):
É no estágio que os alunos defrontam-se pela primeira vez com a necessidade de tradução das teorias estudadas ao longo do curso ao exercitarem-se em ensaios na prática pedagógica, num esforço de articulação entre teoria e prática, sem com isso negar as suas especificidades, considerando que a realidade educacional é sempre mais rica e complexa que as teorias que temos a cerca dela.
AGOSTINHO, K. A. O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim. Revista zero a seis. v. 18, n.33 p. 50-64, Florianópolis, jan-jun 2016, p.50-64.
CITAÇÕES DIRETAS CURTAS COM REFERÊNCIAS
A pedagogia enquanto ciência (teoria), ao investigar a educação enquanto prática social coloca os ingredientes teóricos necessários aos conhecimentos e a intervenção na educação (prática social) (PIMENTA, 2002, p. 93-94).
PIMENTA, S. G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
De acordo com Felício e Oliveira (2008, p. 220) “a formação dos educadores deve ser submetida à reflexão, considerando que o professor é um importante elo entre os conhecimentos historicamente construído e os alunos”
FELÍCIO, Helena Maria dos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008
Zabalza (2015, p. 187) destaca que a diferença no processo de aprendizagem durante o estágio e os estudos nas salas de aula das instituições de ensino superior reside na experiência direta e pessoal do aluno,
ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
“a educação é uma prática, mas uma prática intencionada pela teoria. Disso decorre atribuirmos importância ao estágio no processo de formação de professor” ( OLIVEIRA, 2007, p. 17).
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
Saviani (2007, p. 109) evidencia que o ato de antecipar mentalmente o que se pretende realizar é a comprovação de que a prática é orientada pela teoria.
SAVIANI, D. Pedagogia: O espaço da Educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas): v. 37, n. 130, jan. /abr. 2007, p. 99-134. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/06.pdf Acesso em 02 dez. 2019.
Na perspectiva de Saviani (2007, p. 109) teoria e prática não se opõem, pois “o que se opõe de modo excludente à teoria não é a prática, mas o ativismo. Do mesmo modo, o que se opõe de modo excludente à prática é o verbalismo e não a teoria.
SAVIANI, D. Pedagogia: O espaço da Educação na Universidade. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas): v. 37, n. 130, jan. /abr. 2007, p. 99-134. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/06.pdf Acesso em 02 dez. 2019.
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